domingo, 23 de janeiro de 2011

Falando sobre: SONO !!

Vou falar sobre SONO, isso mesmo... A maioria das pessoas acham que precisam dormir mais para se sentir bem, só que esquecem da QUALIDADE do sono.

1ª – Estágios do sono: Estágio 1, Estágio 2, Estágio 3, Estágio 4 (NREM-estágio sincronizado) e Sono REM (estágio dessincronizado).
2ª – Os 4 estágios do sono representam, progressivamente, a profundidade do sono. Ocorre uma diminuição da atividade do sistema nervoso autônomo simpático e um aumento do tônus parassimpático com diversos parâmetros fisiológicos como freqüência cardíaca e respiratória, pressão arterial, débito cardíaco e tamanho da pupila permanecendo em uma condição mínima e estável, ou seja, sem grandes variações. Ocorre a diminuição da atividade neuromuscular. E o inicio do sono é associado com a dissipação periférica de calor, aumento da transpiração e redução da taxa metabólica basal.
• Estágio 1: Estágio de transição ou meio sono, representa ate 5% do tempo total de sono
• Estágio2: constitui a maior proporção de sono nos humanos adultos, 45%-55% do tempo total de sono
• Estágio e 3 e 4: são freqüentemente combinados, coletivamente denominados de “sono de ondas lentas” ou “sono delta”e constituem de 8% até 15% do tempo total de sono
(Martins et al,2001)

• Sono REM: Sono dos Sonhos, sono paradoxal ou sono ativo, é acompanhado por uma série de alterações fisiológicas. A atividade muscular atinge os níveis mais baixos durante o sono REM, sendo a atonia muscular mais intensa nos músculos do pescoço,apesar de afetar todos os principais grupos musculares. (Carskadon Rechstchaffen,2000). Eventos fásicos como aumento da freqüência cardíaca e respiratória, assim como aumento da pressão arterial. Aumento do fluxo sanguíneo cerebral e consumo de oxigênio e também aumento da temperatura cerebral.
Simplificando: Cérebro ativado num corpo paralisado – 20% ~25% do total do sono

3ª – Estágio 3 e 4: Recuperação Física
4ª – REM: Recuperação Mental,psíquica (Cognitivo e Memória).

Sono com qualidade, recuperação física e mental com qualidade!!

Por isso, Bom Sonhos!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...