terça-feira, 20 de março de 2012

Hiroshima 広島市 - A cidade destruída pela Bomba Nuclear

Estava ansioso em conhecer Hiroshima. Chegamos no final da tarde e logo estava escurecendo...
Uma cidade plana e muito bonita, porém, andando nela logo vimos estas imagens.


Aqui inicia-se o Parque do Memorial da Paz de Hiroshima  e Museu onde é lembrado a queda da Bomba na 2ª guerra mundial. Hiroshima ( 広島市 ). Em 6 de Agosto de 1945 foi a 1ª cidade do mundo arrasada por uma Bomba Atômica.









Hiroshima Antes.
Hiroshima Depois




Homenagem a Sadako Sasaki
Quando deparamos com estas imagens...realmente é chocante.. eu sempre vi estas fotos na minha infância, mas, estar lá ao vivo é outra coisa!!! 


O museu é um lugar bem triste!!!


Na foto acima (do Relógio) mostra a hora exata de quando a bomba explodiu, aliás ela explodiu numa altura de 600m arrasando tudo e todos, apenas o domo e outros 2 edifícios ficaram de pé.


Muitos já viram Origami de Tsuru, que é a dobradura da cegonha. No museu conta a história de Sadako Sasaki (佐木禎子), uma garota que morou na prefeitura de Hiroshima, quando a bomba atômica foi lançada. Ela tinha somente 2 anos de idade quando se tornou umahibakusha, vítima da bomba atômica.
Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de um grou. Sua amiga lhe contou a lenda popular japonesa onde quem faz 1000 grous de origami tem direito a um desejo, desde então, todo dia Sadako passou a fazer seus Tsuru sempre com o mesmo pedido, se curar e voltar a viver normalmente. Sadako conseguiu fazer 646 garças de papel e após sua morte, seus amigos fizeram mais 354, para que ela fosse enterrada com mil garças. Sadako morreu no dia 15 de outubro de 1955, seus amigos pediram dinheiro para várias pessoas para erguer um monumento em sua memória, no Parque da Paz, e lá gravaram as seguintes palavras, "Este é o nosso grito, esta é a nossa oração, Paz na terra".
Esta parte do museu é bem triste!! Lá funcionários ensinam a fazermos Origami de Tsuru. Realmente este Origami tem um significado muito forte agora!!

Sinceramente todos nós saímos diferentes deste museu! O pensamento comum é:


GUERRA NÃO SERVE PARA NADA !! Todos saem perdendo!!!

Confesso que sai de lá com raiva de Americano, porém, quando conversamos com os japoneses, vimos que eles não sentem raiva, não guardam mágoa. Entendem que devemos acabar com armas nucleares e não ter mais guerra. E isso que levamos para cá. Saber perdoar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...