segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alerta para quem está treinando demais!!!! Descanse!!!

Vou falar esta semana sobre Recuperação pós corrida e descanso.

Sempre ouvimos dos treinadores de que temos que aumentar o peso na musculação, sempre correr mais e mais rápido e nunca descansar. Sempre incrementar mais carga!
Mas, no treinamento não é bem assim que funciona. Primeiro, o descanso é fundamental, pois dormindo direito (http://comerbebertreinar.blogspot.com/2011/01/falando-sobre-sono.html),comendo direito e mantendo uma atividade BEM leve, ajudaremos o nosso corpo a se recuperar.
O que é esse stress pós exercício?
É um stress mecânico, metabólico e oxidativo. Mecânico porque, a incrementação de carga na musculação, aumento de volume e intensidade na corrida, geram impactos na estrutura articular,muscular,nos tendões,na coluna e no esqueleto.
Metabólico porque diversas reações químicas acontecem para prover energia, restabelecer nutrientes, compostos químicos e minerais.
Oxidativo, porque seguindo a linha do metabólico todo processo catabólico e anabólico resulta no metabólico. O Stress oxidativo se entende hoje pelo aumento de radicais livres, que são moléculas com números impar de elétrons, os tornado altamente reativos.
Não respeitando o descanso depois de treinos intensos ou até mesmo de competições intensas, a chance de entrar no estado de “Overreaching” e posteriormente a tal famosa “Overtraining”.
Normalmente podemos competir até 5 provas de 10Km, 2 ou 3 provas de 21km e 1 a 2 Maratonas por ano!!!!
Por isso periodizamos os treinos e temos que respeitar o nosso corpo (http://comerbebertreinar.blogspot.com/2011/01/periodizacao-do-treinamento.html).




Se ao acordar e já está cansado, pegando muito resfriado, infecções do trato respiratório superior, sentir pernas cansadas, a recuperação demora demais, freqüência cardíaca muito alta e muito irritado. Fique em alerta, pois você pode estar entrando na Zona Vermelha do “Overreaching” e/ou “Overtraining”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...