domingo, 13 de fevereiro de 2011

Por que nós Bocejamos??? Why do we yawn?

Por que nós Bocejamos???

Why do we yawn?

Guggisberg AG, Mathis J, Schnider A, Hess CW.

University of Geneva, Department of Clinical Neurosciences, Division of Neurorehabilitation, Avenue de Beau-Séjour 26, Geneva 14, Switzerland. aguggis@gmail.com



Neuroscience and Biobehavioral Reviews 2010 Jul;34(8):1267-76. Epub 2010 Apr 9.

O bocejo é um comportamento filogeneticamente antigo que pode ser observado na maioria das espécies de vertebrados de fases fetal até a velhice.

O bocejo está classificado em “Bocejo fisiológico” e “Bocejo social”.

A origem e a função do fenômeno visível tem sido objeto de especulações durante séculos. Aqui, revisamos as evidências experimentais para cada uma destas hipóteses. Verifica-se que as teorias atribuem um papel fisiológico para bocejar (como a excitação, respiração ou hipóteses de termorregulação) falta uma prova para tudo isso ainda.
Por outro lado, a noção de que o bocejo tem uma função comunicativa envolvidos na transmissão de sonolência, tédio ou estresse psicológico leve recebe o reforço do apoio da investigação em diferentes campos. Nos seres humanos e outros mamíferos, o bocejo é parte do repertório de habilidades avançadas de ação empática e social.

Quando bocejamos há uma cascata química: Vários neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios foram encontrados que implicam no controle de bocejar. Substâncias neuroendócrinas tão diversos como, entre outros, a dopamina, a acetilcolina, glutamato, serotonina, óxido nítrico, hormonio adrenocorticotrófico (ACTH) peptídeos relacionados, a ocitocinae hormônios esteróides, enquanto peptídeos opióides têm um efeito inibitório. Alguns desses mediadores (por exemplo, a dopamina, glutamato oxitocina) interagem no núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN) e induzem o bocejo via projeções oxytoninergica para o hipocampo, a ponte, e a medula oblongata. Outros caminhos parecem ser eficazes para a acetilcolina, serotonina, ACTH e peptídeos relacionados.

Hipótese fisiológica:
A necessidade de oxigênio e hipercapnia não provocam bocejos.
Bocejar não aumenta a oxigenação do cérebro.
Bocejar não produz uma excitação
Sonolência provoca bocejos: Estudos comportamentais consistentemente relataram que bocejo ocorre com mais freqüência antes e após o sono durante os períodos com menores níveis de alerta.

Hipótese social:
Em muitas culturas, o bocejo é interpretado como um sinal de tédio e sonolência e por isso é considerado grosseiro

Bocejo tem um gatilho fisiológico e social
O contágio social do bocejo: Estudos recentes têm acumulado evidências de que esse contágio depende da competência intacta social do indivíduo bocejando. A suscetibilidade ao bocejo contagioso se correlaciona com a habilidade de empatia em humanos saudáveis e é reduzida em pacientes com distúrbios que afetam a capacidade de interação social, como o autismo. Em pacientes com esquizofrenia, a ocorrência de bocejos tem sido interpretado como um sinal positivo, indicando que o paciente está em um humor acessível.
Assistir ou ouvir outras pessoas bocejando ativa uma rede complexa de regiões cerebrais relacionadas com a imitação, empatia e comportamento social. O sistema de neurônios chamado de espelho é importante para o entendimento da ação e da imitação.

Enfim, um simples ato que é o Bocejar, ainda não foi amplamente estudado e definido. Exitem diversos estudos que analisam o bocejo como um comportamento isolado e simples, e não devem ser feitos desta forma, pois há inumeros gatilhos,patologias que afetam e excitam o ato de bocejar.

Quem bocejou lendo este artigo?? Rsrsrsr


Neuroscience and Biobehavioral Reviews 2010 Jul;34(8):1267-76. Epub 2010 Apr 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...