terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia das Mães: Ganho de peso na Gestação.

Semana do Dia das Mães!!

Iniciando o artigo irei reproduzir um artigo da Lancet 2010 (The association between pregnancy weight gain and birthweight: a within-family comparison) sobre o ganho de peso da mãe durante a gestação e o ganho de peso do recém nascido.
Segundo o Autor, mães que ganharam mais de 24kg na gestação tiveram bebês com mais de 4kg. Diferente de mãe que ganharam de 8-10kg cujos bebês nasceram com pesos normais.


A alta no peso da mãe não só causa problemas ao recém nascido, mas também na mãe. Os problemas com excesso de peso para o recém nascido ao longo prazo são: asma, atopia e câncer. E agudamente o excesso do ganho de peso irá facilitar a problemas articulares, metabólicos, cardíaco e neurológico.
Na mãe pode causar diabetes gestacional, pré eclampsia, desproporção céfalo-pélvica, problemas no parto normal, dificuldade na cesárea e parto pré maturo.
Na revisão “Exercise during pregnancy: A review of patterns and determinants”, constatou que a futura mãe na pré gestação vão perdendo o rendimento,força no exercício conforme a gestação vai evoluindo, desde o inicio o exercício é importante para a mãe e para o bebê, a mulher que sempre foi ativa nos exercícios tende a aumentar o ritmo dos treinos na gestação, mãe que não faz exercícios na gestação porque não gosta de exercício, tende a transferir ao bebê a falta de atividade física devido ao comportamento menos ativo.


Claro, que com um Bom Professor de Educação física, a periodização dos treinos para a gestante é muito segura!

Portanto, faça o sempre o pré natal e controle a ingesta calórica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...