segunda-feira, 27 de junho de 2011

Correr ouvindo música ou não ?? Os Prós e Contras

Um tema discutido sempre nas reuniões entre corredores e também entre treinadores!!


Correr ouvindo música ou correr sem ouvir música??


“Em 2007, a Federação Norte-Americana de Atletismo proibiu o uso de aparelhos de som portáteis em seus eventos, chegando a retirar da pista 144 corredores na Maratona Twin Cities (de Minneapolis a Saint Paul) daquele ano




A minha opinião é, correr preferencialmente sem ouvir música, pois temos e precisamos ouvir o nosso corpo em cada etapa da corrida, para termos uma noção de como estamos em relação à fadiga, ao ambiente, estar alerta, escutar e sentir o nosso corpo. Eu prefiro o que Jim Denison preconiza!!

Mas aqui vão os prós e contras de dois especialistas. Entre seus defensores está o inglês Costas Karageorghis, psicólogo do esporte que estudou a influência positiva da música sobre atletas. Do lado oposto está o canadense Jim Denison, sociólogo do esporte e treinador. Ele acredita que o melhor mesmo é correr ao som dos seus próprios passos



PRÓS:
  •  Estudos demonstram que ela reduz a percepção de intensidade do exercício em cerca de 10%
  • Bloquear alguns dos estímulos internos, como mensagens sobre fadiga enviadas por músculos e órgãos
  •  Eleva aspectos positivos do humor, como entusiasmo e felicidade, enquanto reduz aspectos negativos, como tensão, cansaço e confusão.
  • Podem aliviar o tédio na esteira
  • Quanto menos se percebe o esforço, menor o tédio



CONTRA:
  • Distancia dos outros sons produzidos pelo ato de correr, como a respiração e o impacto das passadas, que são informações preciosas
  • Afasta a pessoa do ambiente em que ela está, o que pode ser perigoso,pois você pode não ouvir um carro ou uma pessoa atrás de você, ou uma tempestade que se aproxima
  • Reduz sua atenção e aumenta seu tempo de reação
  • Tornar dependentes de música.
  • Pode-se chegar a um ponto em que você perde a noção daquilo que é realmente motivador para você, como a sensação de energização provocada pela corrida.
  • Você fica desconectado da corrida


Existem dois tipos de corredores: os associadores e os dissociadores.
Atletas que levam o esporte a sério tendem a ser associadores
Significa que eles se concentram intencionalmente nas informações internas, como respiração, batimentos cardíacos e tensão muscular. Esse tipo de atleta tende a não obter tantos benefícios de estímulos externos como a música.

Os “dissociadores”, a categoria na qual a maioria dos corredores — fisicamente ativos, mas longe de serem atletas de ponta — se encaixam. Para essas pessoas, a música pode ser uma força motivacional.


Boa Corrida!!!!!

Um comentário:

  1. Muito bom o tema abordado! No meu caso, acho que a música tira a concentração e me atrapalha, então não vejo benefícios em correr ouvindo música.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...