quarta-feira, 1 de junho de 2011

Meias de Compressão para Corrida, serve ou não serve?

Quem já viu um pessoal correndo com aquelas meias altas??
Bom, são chamadas de meias de compressão, o intuito delas é melhorar a performance.
Irei comentar sobre essas tais meias, baseado no artigo que foi publicado agora em Maio no
“The Journal of Strength and Conditioning Research”.

“The effect of graduated compression stockings on running performance”
Journal of Strength & Conditioning Research:

May 2011 - Volume 25 - Issue 5 - pp 1385-1392



O Autor cita que muitos corredores têm usado de ergogenia mecânica para aumentar e melhorar sua performance. Uma destas ergogenias mecânicas,são as meias de compressão.
Alguns resultados práticos ocorreram usando as meias, como um recorde de 20km (Lornah Kiplagat, 1:02:57, October 14, 2007, Udine, Italy).
Alguns autores sugerem que há um aumento da passada, que resulta em 2,3% de melhora. Outros estudos sugerem também que mantém a força muscular durante uma corrida longa e de alta intensidade e que esta força pode até a aumentar em vez de diminuir conforme vai se cansando.
Bom, o uso dessas meias necessitam uma correta abordagem sobre a taxa de compressão, ensaios clínicos recomendam compressão no tornozelo entre 15 e 30 mm Hg(que se dissipam ao joelho), isso não é apropriado para atletas saudáveis. Uma compressão acima de 30 mm Hg no tornozelo causa muita compressão e diminuição do fluxo sanguíneo subcutâneo e velocidade venosa profunda, possivelmente através de um efeito de torniquete.
As meias de compressão fornecem maior pressão de compressão no tornozelo, que gradualmente se dissipa até o joelho.
O autor testou a meia em corredores numa corrida de 10km, o resultado não mostrou nenhum ganho de performance.
As meias de compressão usadas por corredores competitivos durante os ensaios de tempo de 10 km não afetou o tempo de execução, porém de baixa e Media compressão resultaram em maior manutenção da força das pernas após exercícios de resistência.

A conclusão que chegamos mais uma vez é: Treine direito e tenha paciência na sua evolução. Usar de artifícios não irá melhorar em nada. Quem nasceu lagartixa morrerá lagartixa, no máximo virará um calango e jamais um jacaré!!!!


Link, para a resposta fisiológica do uso das meias:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20354717


Não muda nada tb!!


Bom treino!!!

Um comentário:

  1. Gostei da parte da lagartixa. Mas, será que com treino e disciplina não podemos ser uma lagartixa com ótima performance? Do contrário, de que adianta tanto esforço para melhorar? Abs!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...