quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tenis: Com amortecimento VS Sem amortecimento

Correr calçado ou correr descalço??

Essa pergunta está começando  aumentar....

Bom, segundo algumas pesquisas, correr com tênis com muito amortecimento não é muito bom. Porque aumenta em até 7x as forças de impacto. O uso de calçado com maior amortecimento sob os arcos do pé aumentam a flexão do joelho, o joelho varo e torques de flexão do quadril em 36%, 38% e 54% respectivamente, quando comparado a correr descalço.



Como que aumenta em 7x o impacto com tênis e não o contrário?

Os tênis de hoje são projetados para receber o impacto no calcanhar (ex:gel,air,molas,placas,etc) e projetar a energia para as pontas dos pés.

Alguns cientistas dizem que essa forma de corrida não é a forma natural do ser humano correr. E sim, meio chapado pro começo dos dedos. Quanto mais o pé entra em contato com o solo que é calcanhar,meio do pé(arco) e dedos, mais o pé fica em contato, comparado com a aterrizagem do pé chapado e dedos do pé.

Pois é corredores, mais uma vez estamos passando por um impasse...

Grandes publicações defendem e ao mesmo tempo atacam a corrida usando tênis com amortecimento e sem amortecimento. O resultado para nós corredores são confusões porque grandes marcas de tênis estão produzindo calçados para essas duas vertentes.

Asics: Blur33 VS Kayano-Nimbus
Nike: Free/lunarglide VS Vomero
Reebok: Reeflex/ Zig  VS Trinity/Premier

A minha opinião é: analisar o peso do aluno,velocidade que ele corre, tipo de pisada,quanto ele tem de maturação de corrida ou lastro. E com isso, indicar mais precisamente um tipo de calçado e/ou um tipo de treino.

Para pegar fogo!!!, existem também estudos de grandes revistas cientificas condenando a corrida nas esteiras!!!! 

Olha isso!! Correr com um calçado com ou sem amortecimento + esteira ou rua!!!???!!!

4 comentários:

  1. um corredor alto e leve se daria melhor com qual dos dois tipos?

    ResponderExcluir
  2. Olá Nalí!
    Então, 1º)qual a velocidade que esta pessoa corre?
    2ª)Qual a "bagagem" ou experiencia com corrida?
    3ª)Tem alguma lesão?
    Hipotetizando, leve,alto,corre acima de 15km/h,não tem lesão e corre faz tempo: Poderia correr com um tenis bem leve, igual aos profissionais e uma pisada mais chapada. Porém, teria que passar por uma adaptação, já que uma grande parcela de corredores usam tenis com muito amortecimento e pesados.
    Eu tenho 1,74m peso 67kg, 10% gordura, velocidade entre 13-16,5km/h depende da prova ou do treino. Uso o Asics Speedstar5 muito levinho e não sinto nada de incomodo e comecei correr mais chapado. O que recomendo é analisar junto ao seu treinador (CREF) a melhor forma para este atleta.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Mais dúvidas: kimura@quark.esp.br
    P.S.Pq Coreano Bronzeado?

    ResponderExcluir
  3. Tenho 1.75; 82kg; corro 15 km 3x na semana; velocidade média 10km/h. Adquiri um asics kinsei 4 pra correr, fiz boa escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Pisca!
      Então, vc sabe que tipo de pisada é a sua??
      O Kinsei 4 melhorou bastante nessa nova versão, porém eu não indico esse tenis para correr. Geralmente indico o Nimbus ou Kayano, indico esses, referente a sua velocidade, peso e frequência de treino. Tenis caro nem sempre é o melhor!
      Abraços e Bons treinos. Qualquer dúvida é só falar!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...