segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1ª de Outubro: Dia internacional do Sakê - Nihonshu no Hi, 日本酒の日


 Dia internacional do Sakê - Nihonshu no Hi, 日本酒の


Dia 1 de Outubro. Esse é o dia em que se encerra a colheita do arroz utilizado para a produção da bebida e se dá início à produção do fermentado de arroz.
Porque dia 1ª de Outubro?

Temos duas respostas:

1ª) O Kanji (símbolo japonês) para Sake é composta de duas partes: as três linhas à direita, representando a água, e a parte caixa coberta na esquerda, o que representa um jarro ou pote Sake. 
A progressão da panela para Sake é Acredita-se que foi algo como isto: o símbolo pode ser lido como "とり tori" que pode significar  aves. Tori ou pássaro é o décimo animal do Zodíaco chinês 
(que usa no Japão também), e quando traduzido para o calendário romano, torna-se o décimo mês do ano, 
Outubro. Portanto, o primeiro dia do mês da ave.



2ª) No Japão,  usa um sistema muito confuso (para aqueles que não estão habituados a ele) para marcar a data de produção de saquê. Alguns de vocês  podem  estar dizendo "Oh sim, eu já ouvi falar disso, o calendário Imperial, Heisei anos 21 e todas as notícias antigas." Isso é apenas parte da história. Na verdade,
 apenas para confundir vocês. O Calendário Romano é 
usado onde a escrita é oriunda do romano preferencialmete, no mundo do sake usa três sistemas de contagens ou marcação. O calendário Romano, o Calendário Imperial, e ainda por cima o “B.Y. Calendar” .

O calendário “B.Y. Calendar” é de cerca de seis meses atrás do calendário Imperial, de modo que o início do calendário de fabricação do sakê é de Julho (O que significa que o sake que você bebeu durante todo o ano foi feita em BY 20 e o que eles estão prestes a começar  será BY 21). 



Onde Bebemorar? ( Post do Itigo e do Kohii )

ItigoSake HouseAlameda Lorena, 871 – Jardins 
http://hops.me/7kx Degustação e harmonização de sake

Kohii Café: Rua da Glória,326 - Liberdade

Izakaya  Issa: Rua. Br. de Iguape, 89 - Liberdade

Izakaya Ban: Rua Tomás Gonzaga, 20 -  Liberdade





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...